Intel DG45FC: a motherboard perfeita
para um mediacenter

A Intel já tem no mercado a motherboard DG45FC, que pode bem ser a melhor plataforma actual para construir um PC tipo mediacenter.

Apresentada na CeBIT de Março passado sob a forma de protótipo, esta é a primeira placa-mãe da marca que junta um chipset Intel (neste caso, o poderoso G45) num produto com o formato mini-ITX.

Mas o formato não é a única coisa que torna esta motherboard numa boa aposta para um mediacenter. Há outra boa razão e tem o nome de HDMI. De facto, esta motherboard possui um subsistema gráfico integrado baseado no Intel Graphics Media Accelerator X4500HD com saídas HDMI e DVI-I.
Além disso, ao contrário de outras soluções no mercado, esta porta HDMI funciona como é suposto, isto é, transportando vídeo e áudio multicanal.

O suporte para som onboard oferece 8 canais (7.1) e a presença de um slot PCI-E x1 permite ainda a instalação de uma placa de TV como a Pinnacle PCTV Dual Hybrid Pro PCI Express.

Os gráficos Intel Graphics Media Accelerator X4500HD oferecem resolução Full HD até 1080p e aceleração por hardware de todos os codecs de alta definição usados pelos discos Blu-ray. Há ainda algumas limitações, fruto de drivers imaturos, mas a tradição da Intel é resolver esses problemas - poderá levar é mais tempo do que seria desejável.

Outro bónus é o reduzido consumo de energia, que parece não exceder os 70 Watts com o um Intel Core 2 Duo E8500.

Mais informações aqui.

Comentários