Intel: nova geração, novo socket

A Intel está a começar a promover a nova geração de processadores, com o nome de código Nehalem, e que será comercializada em 2009.

Este será um processador capaz de colocar a AMD numa posição ainda mais delicada do que aquela em que se encontra, depois de anos em que a Intel andou entretida com o Pentium 4, um processador cuja relação preço/desempenho nunca foi famosa.

O novo Intel Core irá oferecer múltiplos núcleos e hyperthreading, o que significa a possibilidade teórica de processar oito processos em paralelo nas versões Quad Core do processador.

Além disso, estes novos processadores terão, pela primeira vez numa arquitectura Intel dedicada ao consumidor, cache de nível 3 (L3 cache), até agora apenas disponível na família Xeon, bem como um controlador de memória integrado – algo que tem permitido à AMD algumas vantagens de desempenho em alguns dos seus produtos e que a Intel até agora não oferecia.

Contudo - e isto ainda não vi claramente dito preto no branco - há um pequeno problema: estes novos processadores vão precisar de um novo socket, o que significa que não haverá upgrades para ninguém. Queres um processador dos novos? Troca de motherboard, pá!

Por outro lado, isto significa que logo que os novos Nehalem surgirem, os actuais Quad Core (neste momento a custarem cerca de 260 euros), baixarão de preço rapidamente.






Comentários