Qual o melhor Eee PC?

A gama Eee PC da Asus começou no final de 2007 com apenas um modelo e consiste, neste momento, em mais de 10 máquinas (!) em que é possível escolher o sistema operativo (Linux e Windows XP, por vezes pelo mesmo preço), o tamanho de ecrã (7'', 8,9'' e 10''), o peso (de pouco mais de 900 gramas a cerca de 1,5 Kg), a autonomia, etc. E o preço, claro!

Com a entrada em cena da série 900 (e com a série 1000 esperada para Setembro), é agora possível comprar em Portugal um Eee PC 4G-W081 (versão Linux) por apenas 230 euros (por exemplo, aqui). Mas como escolher entre dúzia de modelos disponível? Uma possibilidade é perder algum tempo a olhar para esta tabela. A outra é continuar a ler...

Confesso que não possuo qualquer modelo Eee, mas tenciono comprar um. A principal razão é porque, apesar de estar muito satisfeito com o meu compacto Toshiba U200, a autonomia de cerca de 2 horas (a descer e com o vento a favor...) deixa muito a desejar. E sou dos que estão dispostos a sacrificar potência por três factores: peso, autonomia e... preço.

A série 1000, pelo qual andava embeiçado, parece-me afinal já muito próxima de um notebook verdadeiro; o preço andará certamente acima do que custa a série 900 (isto é, demasiado caro para o que deve ser uma máquina simples), o disco rígido tira uma das principais vantagens do Eee, que é a sua robustez, e o peso já são uns razoáveis 1,45 Kg.

Ora olhando para a tabela, só encontro uma máquina ideal para o que pretendo: o Eee PC 901, versão Windows XP. Já tem conectividade Bluetooth, a autonomia é maior do que os produtos de primeira geração, junta o Windows a uma drive SSD de 12 GB, o ecrã é mais usável e com maior resolução, o peso mantém-se razoável e... o preço continua muito bom para um ultra-portátil: menos de 400 euros.

Temos um vencedor? Creio bem que sim. Agora só tenho de convencer-me de que preciso mesmo de outro notebook...

Comentários