Windows Vista no Windows XP

Não, não é mesmo possível transformar o Windows XP no Windows Vista. Mas isso não significa que a Microsoft não ofereça (e oferecer é a palavra certa, porque é grátis) várias ferramentas, actualizações e utilitários que colocam a funcionalidade do Windows XP mais próxima da que é incluída no Windows Vista de raiz.

Claro que o Windows Vista terá sempre vantagem, sobretudo pela forma como integra estas funcionalidades e, sobretudo, pelo facto de ter sido criado sobre uma plataforma intrinsecamente mais segura.

É possível ir ainda mais longe na aproximação ao Vista (por exemplo, a nível visual), com programas de terceiros, mas decidi restringir propositadamente esta lista a programas disponibilizados pela própria Microsoft.

Eis a lista, sem nenhuma ordem em especial (em qualquer um dos casos, procure sempre uma versão do mesmo idioma do seu sistema operativo; no caso de ter o XP em português, instale versões destes utilitários em inglês só mesmo se não houver em português). Para obter o programa, clique no seu nome.

Service Pack 3. Comece por actualizar o XP com o último Service Pack.

.NET Framework 3.5. O Windows Vista já vem com o .NET Framework 3.0. Esta versão actualiza o XP (e o Vista) com novas funcionalidades. Não acrescenta nada do ponto de vista do utilizador, mas é necessário para suporte de determinadas aplicações e funcionalidades.

Windows Installer 4.5. Actualização para a versão mais recente dos serviços de instalação de aplicações do Windows. Aconselhado para XP e para Vista (att: os ficheiros a descarregar são diferentes!).

Internet Explorer 7. É o melhor browser da Microsoft (até sair o IE8). Vem com o Vista, integrado com o dispositivo de segurança UAC. Mas está disponível para Windows XP. Vá buscá-lo imediatamente, a menos que já use um browser mais seguro da concorrência...

Windows Defender. Outro programa de segurança (este, anti-spyware) integrado no Windows Vista mas que está também disponível para XP.

Windows Media Player 11. O Media Player incluído originalmente no XP era o 9. No Windows Vista é o 11 - que é muito, muito melhor. Vá buscá-lo para o seu XP.

Windows Search 4.0. O sistema de busca integrado do Windows Vista é fantástico. Com o Windows Search 4.0, o XP recebe uma boa parte da mesma tecnologia. Não funciona tão bem como no Vista, mas é mesmo assim muito melhor do que o sistema que o XP inclui de raiz.

Windows Live Mail. O XP inclui o Outlook Express; o Vista inclui o Windows Mail. O Windows Live Mail é melhor do que qualquer um deles. Suporta contas de e-mail normais mas também contas de webmail (Hotmail, Gmail, etc.) Instale-o mesmo se já tem o Vista!

Galeria de Fotografia do Windows Live. O Vista inclui a Galeria de Fotografia do Vista. A Galeria de Fotografia do Windows Live é igual só que melhor. Recomendada quer para o XP, quer para o Vista.

PowerToys para Windows XP. Há aqui um pouco de tudo. O Alt-Tab Replacement é até bastante antigo e melhora funcionalidade de comutação entre aplicações abertas. Não tão bom como no Vista, mas melhor do que nada...

Microsoft Photo Story 3. O Vista inclui uma nova versão do Movie Maker e uma nova aplicação, o DVD Maker, para criar DVDs a partir de fotografias. Igualmente interessante é o Microsoft PhotoStory, disponível para XP.

Windows Live Messenger 8.1. A versão 9.0 está a caminho, mas para já o Messenger 8.1 é o mais recente - é até mais recente do que o que vem incluído no Vista, pelo que esta actualização do programa de mensagens instantâneas da Microsoft é aconselhado também para quem já tem o Vista.

Comentários