iPod com 250 GB já é possível

A Toshiba Portugal anunciou hoje a disponibilidade de discos rígidos com o formato 1,8'' (o mesmo usado em leitores de áudio como o iPod ou o Zune) de 250 GB, abrindo assim a porta para dispositivos portatéis com esta capacidade.

O disco, com a referência MK2529GSG, tem características de desempenho semelhantes aos discos de 2,5'' usados nos notebooks, nomeademente uma velocidade de rotação de 5.400 rpm e um buffer de memória de 8 MB. Uma comparação dos modelos desta família de discos pode ser encontrada aqui. O press-release oficial está aqui.

A ideia de um iPod de 250 GB não é mera especulação, uma vez que a Toshiba tem sido o principal parceiro da Apple no fornecimento de discos rígidos miniatura para o iPod, desde o modelo original.

Além disso, este novo disco tem exactamente o mesmo (baixo) consumo de energia que os outros dois membros da família, de 120 e 160 GB, o que significa, na prática, um consumo por GB inferior - algo muito importante no que diz respeito a dispositivos portáteis, onde a autonomia é um factor significativo.

Comentários