Colunas para PC Logitech Z-5

Logitech Z5 O PC da minha filha tinha uma velhas colunas Yamaha que já estiveram em praticamente todos os PCs cá de casa e começavam a dar sinais de cansaço - o que não admira, porque têm nada menos do que 13 anos de idade... e de uso intensivo.

Colocava-se então a questão de saber o que comprar, sendo que os requisitos era a de um par de colunão não muito maior do que as Yamaha, até porque têm de partilhar uma secretária com livros e cadernos da escola.

A ideia era a de um par de colunas sem subwoofer (2.0) mas de boa qualidade. Ainda pensei nas Logitech X140, mas por força das circunstâncias, acabaram por chegar cá a casa as novas Logitech Z-5.

Compatíveis com Windows ou MacOS, as Z5 têm a particularidade de necessitarem apenas de uma simples ligação USB ao computador. Isto é, o cabo USB transporta não apenas a energia necessária para o seu amplificador integrado funcionar, como também o sinal da placa de som, dispensando assim a habitual ligação áudio com ficha de 3,5mm.

A ligação é, assim, 100% Plug&Play - não têm interruptor para ligar ou botão de controlo de volume e nem sequer carecem de drivers. O único software que é preciso instalar (mas que até pode ser dispensado) é um utilitário que permite definir qual a aplicação que deverá ser executada para ler os ficheiros de música quando se usa o comando à distância sem fios incluído no conjunto - no Windows, a predefinição é usar o Windows Media Player.

Outra particularidade das colunas, que me parece ter sido pensada para a utilização em notebooks, que frequentemente não têm uma parede por trás, é que são omnidireccionais, isto é, reproduzem som em todas as direcções, pois têm altifalantes à frente mas também atrás.

Em utilização, as Logitech Z5 são excelentes a reproduzir graves mesmo sem a ajuda de um subwoofer, graças a uma construção tipo bass reflex, em que um pórtico (abertura) na traseira da caixa ajuda a reforçar a resposta dos baixos como se estivéssemos na presença de uma caixa de maiores dimensões.

Um bónus interessante é a presença de uma entrada de 3,5 mm (com cabo adaptador incluído) para poderem ser usadas para reproduzir som a partir de qualquer leitor de áudio portátil com saída standard para auscultadores.

A facilidade de instalação - apenas um cabo USB, sem necessidade de ligação áudio nem de fonte de alimentação - e a sua omnidireccionalidade tornam estas colunas especialmente indicadas para quem pretende adicionar boa reprodução de som a partir de um portátil, mas também são excelentes para PCs normais e como companheiras de iPods e companhia.

Comentários