Windows SteadyState

Steady State O Windows SteadyState é uma daquelas pérolas da Microsoft de que quase ninguém ouviu falar mas que resolve problemas concretos de forma simples e eficaz e... é grátis.

Trata-se de um programa, compatível quer com Windows Vista, quer com Windows XP, ideal para máquinas partilhadas onde é necessário controlar o acesso dos utilizadores e, sobretudo, evitar que sejam realizadas alterações ao sistema operativo.

O nome SteadyState prende-se com a ideia de um sistema "estável" e tem a ver com a principal funcionalidade do programa, que é a de poder monitorizar todas as alterações feitas ao computador e, ao reiniciar a máquina, repô-la exactamente como estava anteriormente.

Contudo, o programa evoluiu bastante desde a sua primeira versão e pode agora também ser usado como forma de controlo parental, por exemplo. Absolutamente indispensável para máquinas em lugares públicos, como bibliotecas, escolas ou cibercafés, mas também muito útil para quem pretende controlar o que os miúdos lá em casa podem ou não fazer – ou evitar que funcionários de uma empresa andem por onde não devem!

O download pode ser obtido aqui para quem possua uma cópia genuína do Windows. Além da versão inglesa, o programa está disponível em Português do Brasil.

Comentários