Parabéns a você! Windows faz… 25 anos

win1a OK, pronto, esqueci-me que era ontem (dia 10 de Novembro). Mas acho que ainda vou a tempo: Parabéns Windows, pelos teus 25 aninhos! Foi no dia 10 de Novembro de 1983 que a Microsoft lançou anunciou o Windows 1.0 (que seria efectivamente lançado em 1985).

Não usei a versão 1.0 quando saiu, mas usei bastante a versão 2.0 no meu próprio PC (um Atari PC3 com processador Intel 8086 a 4,77 MHz, 640 KB de RAM, leitor de disquetes de 5,25’’ e um gigantesco disco rígido de 32 MB), e todas as versões posteriores desde então.

Contudo, numa determinada altura, cheguei a trabalhar numa empresa que tinha uma máquina com dois leitores leitores de disquetes e que funcionava com Windows 1.0. O aspecto mais estranho era que as janelas não se sobrepunham – eram sempre colocadas em “mosaico”, por manifesta falta de capacidade de processamento dos computadores da altura.

Olhando para trás, era difícil (impossível?) imaginar o impacto que o Windows viria a ter no mundo da informática. Mas como sempre acontece com a Microsoft, não é para a primeira versão de alguma coisa que devemos olhar, mas sim para… a terceira.

Ora a primeira versão do Windows que começou a ser realmente interessante foi de facto a 3.0 (e, sobretudo, a 3.1) porque foi por essa altura (1990) que a Microsoft lançou o primeiro software development kit (SDK), que facilitava o desenvolvimento de aplicações. Mas a explosão do Windows viria mais tarde, em 1995, com o Windows 95.

Hoje, mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo usam computadores com uma qualquer versão do Windows.

Comentários