Windows 7 RC num netbook (Toshiba NB100)

indice

Tenho estado a testar a versão portuguesa da Release Candidate do Windows 7 em várias máquinas, sendo que uma delas é um mini-notebook Toshiba NB100.

A facilidade com que o pequeno Toshiba corre o Windows 7 (ou, se quiserem, a facilidade com que o Windows 7 corre no Toshiba…) é bastante impressionante, apesar de o processador Intel Atom ter um índice de experiência de apenas 1,2 (ver imagem).

O Toshiba NB100 tem algumas características que o tornam num excelente substituto do bloco notas em papel e, para mim, uma delas é o slot integrado capaz de receber um cartão SIM para comunicações 3G. Por outro lado, com o Windows XP que vem de origem na máquina, a bateria não dura mais do que 3 horas o que, nalgumas circunstâncias, pode ser curto.

A única alteração que fiz na máquina foi passar de 1 GB para 2 GB de RAM o que, não sendo essencial, dá um pouco mais espaço para o sistema operativo respirar, tanto mais que os gráficos Intel integrados vão buscar à RAM a memória de que necessitam para funcionar.

Drivers para tudo

Um dos potenciais problemas que surgem sempre que se muda de sistema operativo – ainda para mais numa máquina como esta, que traz de origem o Windows XP e alguns utilitários específicos da Toshiba para este OS – é encontrar drivers para que a máquina funcione sem problemas.

Uma vez mais, também aqui não encontrei problemas, embora seja preciso puxar um pouco pela imaginação. Isto porque uma visita ao site da Toshiba para download de drivers demonstra que apenas se encontram disponíveis drivers e utilitários para Windows XP.

Os utilitários que são necessários – que fazem funcionar as teclas especiais para acesso directo a funcionalidades, por exemplo – funcionam perfeitamente em Windows 7, mesmo sendo para XP. Alguns outros drivers são instalados directamente pelo Windows 7 e outros ainda estão disponíveis via Windows Update.

Contudo, dois drivers importantes requerem um pouco mais de trabalho: os que suportam a placa 3G interna e o adaptador Bluetooth.

Acontece que a Toshiba tem drivers para Vista (que funcionam perfeitamente no Windows 7) disponíveis – não estão é visíveis através de uma busca pelo modelo NB100. Contudo, basta procurar nos drivers disponíveis para o Portégé A600, descarregá-los e descobrir que o hardware para o qual foram concebidos é o mesmo do pequeno Toshiba.

Uma vez instalados os drivers, o utilitário da Vodafone que controla a ligação da placa interna 3G (compatível XP e Vista) funciona sem qualquer problema.

O resultado é uma visão do gestor de dispositivos limpa e sem “pontos de exclamação”:

dispositivos

Acresce que o desempenho do Windows 7 no Toshiba é suficientemente bom para correr a interface translúcida Aero, embora pessoalmente eu não a use, pois sempre tem alguma penalização de desempenho, por pouca que seja.

Outra boa surpresa é que a bateria do NB-100 dura cerca de mais meia hora com o Windows 7 do que com o Windows XP, muito embora não exista (ainda) qualquer utilitário de optimização da Toshiba escrito especificamente para o novo Windows.

Conclusão

Embora o Toshiba NB-100 não tenha sido concebido de raiz para correr o Windows 7, a verdade é que não só consegue fazê-lo perfeitamente, como até com melhores resultados do que no Windows XP, como acontece com a maior duração da bateria.

Neste exemplo concreto também é bom saber que não há problemas com drivers escritos para Vista, o que já era de esperar, e até com utilitários concebidos originalmente para XP – o que nem sempre acontece.

Comentários

Anónimo disse…
Viva,
Qual foi a sequencia de instalação que usou para colocar a placa gsm interna a funcionar? Faz referencia a um utilitário da vodafone mas no site da toshiba aparece apenas o Wireless manager...
Obrigado,
João
jfonseca@inuvem.com
AEM disse…
Viva,
O procedimento descrito foi referente à versão RC do Windows. Usei os drivers do Portege A600 (os do R600 também dão), instalando primeiro o driver da placa propriamente dito e, depois, o utilitário de controlo de potência. Finalmente, o software Vodafone Mobile Connect (http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/Suporte.htm).
Contudo, na versão final (RTM) que entretanto instalei, a Toshiba aconselhou-me a usar o Wireless Manager em vez do software da Vodafone, que me estava a dar alguns problemas (não deu na RC e passou a dar na RTM... Go figure!). Assim fiz, e está a funcionar perfeitamente.
Anónimo disse…
Viva,
Estou na mesma situação, no entanto estou a ter mais problemas do que imaginava, geralmente o computador funciona, mas não há meio de por a webcam a funcionar, já tentei várias drives, a original a do A600 e nada, pode dar-me uma ajuda?

Obrigado
PNogueira
AEM disse…
@Anóniomo: qual a versão do BIOS que tem? A última é 2.0. Se não tiver essa, faça upgrade. De resto, não sei o que lhe dizer... O que fiz foi usar os drivers do Windows 7 - incluindo o da câmara, que instalou automaticamente. Só usei os do A600 para o 3G e Bluetooth.
Unknown disse…
Viva Boa noite,

Tenho um problema na instalação do Bluetooth. Não consigo instalar os drivers. Esteou a tentar instalar os do A600 como li em alguns comentários e não dá nada. Até instalei o BlueSoleil para tentar colocar o Bluetooth a funconar e nada.
Alguem me pode ajudar e esclarecer como devo fazer, o que tenho deinstalar e em que ordem devo instalar (se ouver alguma ordem de instalação!)
Obigado
AEM disse…
@Nuno. Há dois ficheiros: um é o "Bluetooth Stack" - este é o driver propriamente dito e terá de ser o primeiro a ser instalado. O outro é o Bluetooth Monitor. A ordem de instalação deve ser esta: primeiro o stack (reinicie o computador após a instalação), depois o monitor.
E, por favor, desinstale o BlueSolleil antes! :-)
Certifique-se também de que tem o último BIOS, que é o 2.0. S enão tiver, instale-o *antes* de qualquer driver.
Unknown disse…
Obrigado pelas dicas, ms mesmo assim não consigo instalar.
á agora, a BIOS mais recente é a 2.10.

Abraço. Obrigsdo