Windows Vista em hardware antigo

VistaServer

Agora que parece que todo o buzz na Internet anda à volta do facto de o Windows 7 ser o primeiro sistema operativo da Microsoft cujos requisitos de hardware são inferiores ao anterior [Vista], resolvi partilhar convosco algo que se passou durante este fim-de-semana.

O servidor que uso para apoiar clientes e colaboradores, uma máquina baseada numa placa-mãe Intel da família 845G, processador Celeron a 1,7 GHz, com 768 MB de RAM (512 + 256) e vídeo onboard, começou a ter problemas que não consegui resolver mas que claramente apontavam para questões relacionados com software.

A máquina sempre teve Windows XP Pro, recentemente actualizado para SP3, e nunca me deu problemas. Tenho quase a certeza de que o “culpado” é o antivírus que estava a usar, mas como não consegui resolver o problema em tempo útil, e dada a incapacidade de colocar o XP Pro a funcionar novamente a preceito, decidi trocar de sistema operativo.

Ainda pensei na versão RC do Windows 7 mas como a versão final não poderá ser instalada sobre esta e uma nova paragem do servidor não seria uma boa ideia, decidi colocar o Windows Vista (Business). Sim, num Celeron com 768 MB de RAM e sem placa gráfica dedicada…

O que vos posso dizer sobre a experiência é que, apesar da lentidão na instalação, uma vez instalado o driver de vídeo para suporte do Vista (mas não da interface Aero) e escolhido o modo “Clássico” para a interface, o resultado foi surpreendentemente bom.

Quer o Abyss X1 Server que uso como servidor HTTP, quer o FileZilla Server que uso como FTP instalaram sem problemas e, melhor ainda, o desempenho é até superior ao que tinha anteriormente.

Não utilizaria esta configuração como máquina-cliente para correr as minha aplicações do dia-a-dia. Contudo, como máquina servidor sem necessidade de grande carga, serve perfeitamente.

Comentários