Microsoft submete código para Linux

Sabia disto desde a semana passada, mas só agora foi tornado público: a Microsoft submeteu hoje drivers para o Linux, sob licença OpenSource GPL v2.







Get Microsoft Silverlight



Este vídeo requer Silverlight.

Trata-se de um momento histórico, pois dada a arquitectura do Linux, isto significa que o código passará a fazer parte do kernel deste sistema operativo.

Sobre as implicações deste facto, quer técnicas quer, sobretudo, políticas, há abundante informação na Web (como por exemplo, aqui).

Mas gostaria de chamar a atenção para um facto: em que consistem realmente estes drivers… São drivers que facilitam a interoperabilidade entre Windows e Linux em ambientes de virtualização.

E isto é importante? É, e muito. Especialmente para a VMWare. Tal como escrevi em Outubro de 2008, a Microsoft está em rota de colisão com a VMWare e este episódio, por muito importante que seja pelo significa na aproximação (e, de certa forma, validação) ao Linux, lembra-nos a todos que o pessoal de Redmond não dá ponto sem nó.

"Why should Microsoft let a religious distaste for Linux get in the way of making a lot of money on Windows Server 2008 being the hypervisor under all those Linux servers?" asked Jeffrey Hammond, an analyst with Forrester Research. "Microsoft's desire to take money away from VMware and other alternatives has outweighed its distaste for embracing Linux and the GPL. That is a sign of the opportunity they see here."

Pois…

Edit: E volta à carga com mais código GPL v2, 24 horas depois!

Comentários