Como exportar contactos do Outlook para o Gmail

Sem título
Como qualquer possuidor de um smartphone com Android sabe, tudo neste OS funciona em torno da sincronização – de email, de contactos, de calendário – com uma conta de Gmail. Não tem uma? O melhor será criá-la, porque sem ela o seu smartphone será tudo menos… smart.
Tenho resistido imenso a deixar o meu Nokia E75. E ainda não estou seguro que tal venha a acontecer de forma definitiva. Mas estou a dar uma oportunidade ao Android, porque adoro o Acer Stream que tenho neste momento entre mãos.
O Luís Godinho, face visível da Acer Mobile em Portugal, já me tinha dito que não tinha tido qualquer problema em exportar os contactos do Outlook para o Gmail, de forma a poder depois sincronizá-los com o Android.
Só que também eu tenho os contactos do meu Nokia no Outlook mas não tinha conseguido – até agora – que o Gmail os importasse. Sim, eu sei, basta gravar os contactos do Outlook no formato CSV (valores delimitados por vírgulas) que o Gmail importa-os sem problemas.
Pois, mas nunca o consegui fazer. O Gmail importava apenas o campo com o primeiro nome e ignorava o restante. Até que me lembrei que o problema devia estar relacionado com o facto de a versão do Outlook que uso estar em Português.
E era mesmo. Exportei os meus contactos do Outlook em Português em formato .PST; instalei, sem activar, uma versão trial do Office 2010 em Inglês; importei o .PST; exportei em formato CSV e… voilá!, o Gmail aceitou todos os meus cerca de 250 contactos sem pestanejar. E, a seguir, o meu Acer Stream sincronizou tudo sem problema.
Aprendi também duas coisas neste processo. A primeira é que, ao contrário do que encontrei pela Internet, com conselhos para resolver este mesmo problema, deverá ser feita a exportação para o formato “Valores Separados por Vírgulas (Windows)” e não “Valores Separados por Vírgulas (DOS)”. Só a primeira versão mantém os caracteres acentuados, que o segundo formato irá truncar.
Outra informação que encontrei e que não corresponde à realidade é a de que só os contactos com email são sincronizados. Não é verdade: é tudo sincronizado, incluindo primeiro e último nome, números de telemóvel e números de casa / emprego e e-mail.
Quanto ao calendário, a Google fornece uma aplicação gratuita que sincroniza o calendário do Outlook (apenas o Calendário predefinido) com qualquer conta de Gmail, chamada Google Calendar Sync.

P.S.: A Acer inclui um utilitário que faz a sincronização com o computador e, nomeadamente, com o Outlook. Contudo, tal como acontece com todos os utilitários do género que já usei até hoje, incluindo os da própria Microsoft, só são sincronizadas o calendário e contactos predefinidos. Isto é, a pasta chamada Contactos e o calendário chamado… Calendário.
Até hoje, a única aplicação (gratuita) que conheço que é capaz de sincronizar qualquer pasta de contactos e qualquer calendário (incluindo calendários partilhados no Sharepoint) é o Nokia PC Suite / OVI Suite.

Comentários

Não consigo me conectar com :

m.s.enterprise@xsinet.co.za

Muito agradeço vossa ajuda

Eduardo Santos
Hugo Faria disse…
Eu tinha o problema de ter um iphone e um android e não sabia como sincronizar os meus contactos, calendários e tarefas de Gmail e Outlook de maneira a poder usar os dois. Mas descobri um programa chamado EVO Collaborator for Outlook, tem funcionado muito bem comigo. Aconselho a dar uma olhada aqui para saber como instalar:
http://dicaseatalhosdeit.blogs.sapo.pt/sicronizar-contactos-e-calendario-gmail-751

Boa Sorte!