... mas há uma forma simples de a recuperarmos. Que seria fácil para toda a gente se a Microsoft fosse mais transparente sobre as alterações que faz ao Windows.
No dia 14 de outubro de 2025, a Microsoft fez uma atualização de segurança do Windows (KB5070960) que está a deixar muita gente com os cabelos em pé, sobretudo aquelas que utilizam frequentemente a função de pré-visualização do Explorador de Ficheiros: muitos ficheiros deixaram de aparecer no painel de pré-visualização.
Feliz ou infelizmente, isto não é um bug introduzido pela atualização, mas sim uma... "funcionalidade". A Microsoft diz ter alterado o comportamento pré-definido do Explorador de Ficheiros, por razões de segurança. E, como não foi possível (ou achou que dava muito trabalho e/ou custava muito dinheiro) resolver o problema, a Microsoft "resolveu" o problema basicamente desligando esta funcionalidade.
A solução é simples e é também a razão pela qual isto afeta alguns ficheiros e não outros. Os ficheiros afetados são ficheiros que tenham sido descarregados a partir da Internet e, como tal, passam a ser considerados como "inseguros" e deixam de poder ser pre-visualizados.
Resolver isto não passa por qualquer alteração ao Explorador de Ficheiros, mas sim pelo desbloqueio dos ficheiros. Caso nunca tenha feito isto, é fácil: basta clicar com o botão direito do rato no ficheiro, aceder às Propriedades e clicar na caixa de verificação respetiva para desbloquear o ficheiro.
Uma vez desbloqueado o ficheiro, este volta a poder ser pré-visualizado sem qualquer problema:




Comentários