LLTD no Windows XP SP3

OK, acredito que não serão muitos os que conseguirão decifrar este título e ainda menos os que estão preocupados com isto. Mas eu explico:

O Windows Vista tem uma interessante funcionalidade a partir do Centro de Rede e Partilha, que permite mapear graficamente uma rede, mostrando os dispositivos ligados e a forma como partilham ou não o acesso à Internet, com e sem fios.

Edit: A estranha configuração que surge no meu mapa é devido ao facto de estar a usar um sistema de rede baseado em PowerLine...

Acontece que isto só funciona eficazmente se todos os dispositivos tiverem Windows Vista. No entanto, a Microsoft disponibilizou uma actualização para Windows XP, chamada LLTD, que resolve este problema (está aqui).

So far, so good, certo? Pois. Não. É que com o Service Pack 3 (SP3) do Windows XP, isto deixou de funcionar. É verdade, não só o SP3 não inclui o protocolo LLTD, como as instalações XP SP2 que o tinham, deixaram de aparecer no mapa de rede do Vista. Reinstalar não serve de nada, porque a versão disponível no site da Microsoft indica que estamos a tentar instalar sobre um OS não suportado (porque está à espera do XP SP2 e não do SP3).

Por razões que só a razão conhecerá, a Microsoft já disponibilizou uma actualização do LLTD para XP Sp3 sob a forma de um hotfix... que não é possível descarregar! Só para "quem precisa" e que o solicite à Microsoft. Ora eu tenho uma ideia sobre as pessoas que dele necessitam: TODAS AS QUE FIZERAM A ACTUALIZAÇÃO DO XP COM O SP3!

Bem, finalmente, ontem, descobri esta hotfix aqui. E verifiquei entretanto que já anda por outro locais, como aqui. A verdade é que instalei e funciona perfeitamente. Agora só preciso mesmo de uma versão do LLTD para o Windows Home Server...

Edit: Já consegui pôr o WHS no mapa, seguido as instruções que estão aqui.

Comentários

Pércio disse…
Antônio Eduardo, também estou precisando desse hotfix, mas vejo que no link que postou o hotfix é para a versão em inglês do xp. A minha é versão em português(Brasil). Será que funcionará? Qual o idioma do seu windows xp?
Grato, Pércio. 13/09/2008
AEM disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
AEM disse…
Viva,
De facto, o meu XP é em português (apenas o Vista que uso é em Português). Mas penso que funcionará - e também não deverá haver problema em experimentar. Faça o seguinte: crie um ponto de restauro do Windows ANTES de instalar; se houver problema, poderá sempre voltar ao ponto anterior do sistema operativo.
Pércio disse…
Acabei instalando o do site da microsoft, pois meus windows são genuínos. No mapa de rede do notebook com vista aparece o desktop com xp. Só que pelo vista não consigo acessar nenhum arquivo do xp. Do pc com xp acesso todos os arquivos do note com vista. Já fiz de tudo inclusive as liberações no Firewall, mas a coisa não funciona. Consigo mandar arquivo de um para o outro e vice-versa pelo mcafee easynetwork. Tem alguma dica aí pra mim? Estou usando um roteador wireless dlink dir-635, sendo que o pc do xp está conectado via porta ethernet e o note com vista por wireless.
AEM disse…
Pércio,
A versão que está no site da Microsoft é a antiga e não funciona com o XP SP3! Por isso é que eu indiquei os links alternativos! Não tem a ver com o facto do seu Windows ser ou não genuino (eu só uso software genuino), mas sim com o facto de ser um "hotfix": a MS só o envia a quem dele provar que precisa...
Pércio disse…
Quando tentei instalar a versão do link o processo é interrompido e aparece mensagem dizendo que a versão que tenho é mais recente. A do site da microsoft realmente não instalou no sp3. Então desinstalei o sp3, instalei a versão da microsoft. Depois reinstalei o sp3 e o lltd ficou lá instalado. Como vc me informou que a do link é mais nova, tentei, mas não instala.
AEM disse…
Pércio:
Não sei como ajudar...
Só sei duas coisas: o ficheiro que está na Microsoft só funciona com SP2 e deixa de funcionar com upgrade para SP3, mesmo que já estivesse instalado (foi o que me aconteceu); o ficheiro que eu indico funciona perfeitamente com o XP SP3 em inglês. Não tenho, de facto, em português. Mas se encontrar, volto a falar no assunto!
Maurício disse…
Olá. Excelete explicação.
Meu Windows XP também é em português e o hotfix não aceitou ser instalado, solicito sua autorização para enviar uma mensagem para Microsoft via link existente no final da pagina do hotfix com o texto do seu post.
Anónimo disse…
Pois todo mundo anda atras da minha solucao a solucao esta no meu blog a differenca e que tem que seguir as instruccoes manuais porque lltd ( se bem me lembro) nao e dependente de linguagen se for a diferenca e fazer a baixa do v5 em portugues e seguir as instruccoes aqui

http://x3webworx.wordpress.com/2008/05/27/link-layer-topology-discovery-kb922120-not-included-in-sp3-no-problem-read-on/

ja tem o ficheiro pronto e so seguir as intruccoes Em ingles, desculpem mas quando em Roma....

Filipe Oliveira AKA X3lectric
Anónimo disse…
existe solucao para lltd em portugues ou qualquer linagua so them que baixar a v5 do KB922120 e seguir as instruccoes no meu blog aqui

http://goo.gl/8Lexq

e possivel fazer am qualquer lingua....

afinal a minha sollucao veio meses antes de microsoft e ainda e predominatemente seguido como exemplo e sollucao para outras linguas.
Eduardo Marques disse…
Revivendo o post... ehehe

Seguinte... segue o link para download deste Hotfix... em português do Brasil.

http://hotfixv4.microsoft.com/Windows%20XP/sp4/Fix215806/2600/free/350005_PTB_i386_zip.exe

Instalei aki e deu certo! Windows XP SP3. Valeu pelo artigo!