Fallout3 é pior na PS3

A notícia só é surpreendente para quem se deixa enganar pela publicidade pois, na verdade, a suposta superioridade do hardware da consola da Sony, a existir, nunca até hoje conseguiu ser demonstrada na prática: o aguardado jogo Fallout3, disponível para PC, PS3 e Xbox 360 apresenta os melhores gráficos no PC, seguindo-se em termos de qualidade e fluidez a consola da Microsoft e, no final, a PS3. E a fonte é a insuspeita revista PSM3, especializada na consola japonesa. Aliás, o título do artigo explica desde logo toda a história: Fallout 3 looks rubbish on PS3.

Contudo, apesar disto, continuo a ouvir como se de uma verdade de La Palisse se tratasse, que os jogos na PlayStation 3 são muito melhores do que nas suas concorrentes directas. O que é uma dupla inverdade porque, a) face à Xbox 360 tal não é simplesmente verdade (a maioria é igual, alguns são um pouco piores e outros são um pouco melhores) e, b) a Wii não é, tecnicamente, uma consola concorrente da PS3 nem da Xbox360 - começa, aliás, por nem sequer suportar alta definição.

Para quem pretender saber um pouco mais sobre a qualidade comparativa das consolas do ponto de vista de quem programa, pode descobrir coisas interessantes aqui e aqui.

O problema parece ser este:

Performance: On paper, the PS3 is more powerful. In reality, it’s quite inferior to the 360. Without getting into too many details, the three general-purpose CPU’s the xbox360 has are currently FAR easier to take advantage of than the SPU’s on the PS3. I suspect a few years down the road some high budget, first party PS3 exclusive titles will come out that really take advantage of the SPU’s and do things the XBOX 360 can’t, but I don’t think the console is worth buying based on this speculation (for some it will be though, we'll have to wait and see how these games turn out).

Graphics: The XBOX 360 is a clear winner. The GPU is more powerful. It has more powerful fillrate, and far more pixel and vertex processing horsepower. Part of the reason is their choice of memory, and architecture of pixel and vertex procesing. I can’t get into details but the same vertex shader will run much slower on the PS3 than the XBOX 360. The 360 also has a clever new way rendering high definition anti aliased back buffers. To accomplish the same effect on PS3 is prohibitively expensive. For this reason I think many games will have no choice but to run in non-HD resolutions on the PS3 version, use a lower quality anti aliasing technique, or do back buffer upscaling. The end result in all cases is going to be noticeably worse image quality.

Há uma comparação estritamente técnica aqui.

E há uma comparação recente da Gamespot entre (os mesmos) jogos da Xbox360 e da PS3 aqui, com imagens do mesmo fotograma em ambas as versões do jogo. Uma comparação mais antiga, aqui, mostra uma superioridade bastante grande para a Xbox360.

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