O último anúncio da Apple tenta mostrar a Microsoft como uma empresa preocupada com o marketing e não com a tecnologia – supostamente indiciando que a marca da maçã é exactamente o contrário.
Claro que uma coisa é a publicidade e outra é… a realidade. E no mundo real, as coisas passam-se precisamente de forma oposta ao que a Apple sugere (ou que gostaria que acontecesse, o que vai a dar ao mesmo).
Ora segundo informação obtida aqui e aqui...
- A Apple gasta 9,1% das vendas em publicidade; a Microsoft gasta 5,9%;
- A Microsoft gasta 31,7% das vendas em Investigação&Desenvolvimento; a Apple gasta 15,2%;
- O que significa que o orçamento de I&D da Apple representa 67% mais do que o seu orçamento de publicidade…
- … enquanto o orçamento de I&D da Microsoft é 433% maior do que o seu investimento em publicidade.
Por outras palavras...
As the numbers show Microsoft spends more on Advertising than Apple but they also spend five times more on R&D. Exactly the opposite of what the Apple commercial suggests. And since Apple brought it up, they spend only .7 cents less per sales $1 on Advertising than Microsoft and spend a fraction of what Microsoft spends on improving its products.
Isto tudo prova o que já escrevi anteriormente: que a estratégia da Apple parece republicana, com publicidade negativa que chama a atenção para as fraquezas do adversário, mesmo quando é preciso inventar fraquezas para depois especular sobre elas; enquanto a campanha I’m a PC da Microsoft é uma campanha mais democrata, no sentido em que é uma campanha positiva e que prefere criar uma empatia com os seus utilizadores.
Comentários