Literacia digital para todos

Não é propriamente novidade, mas como sempre que falo nisto a alguém a reacção é que parece que revelei o 3.º Segredo de Fátima, penso que neste 2009 que se afigura, dizem, difícil, nada melhor do que sugerir uma fonte excelente de formação em informática – e gratuita.

Basta apontar o browser para Literacia Digital e descobrir uma das contrapartidas que a Microsoft deu na sequência do memorando de entendimento assinado em 2006 com o Estado Português.

Trata-se do Curriculum Microsoft Literacia Digital e é uma ferramenta interactiva que tanto pode ser usada directamente no browser ou descarregada para o PC e usada sem uma ligação à Internet.

Este currículo engloba cinco cursos: Princípios Básicos sobre Computadores; A Internet e a WWW; Programas de produtividade; Segurança e Privacidade no Computador; e Estilos de Vida Digitais. Casa curso está depois sub-dividido em várias lições.

Todos os cursos incluem uma componente de avaliação e, no caso de avaliação positiva (considera-se como positiva a resposta correcta a pelo menos 80% das perguntas), é possível no final ter acesso a um Certificado de Literacia Digital, que prova as capacidades de quem concluiu o curso.

Para quem pouco ou nada sabe sobre informática, os cursos são muito bons e permitem pelo menos que se passe a ficar com uma noção mínima da utilização do computador (PC) e dos principais programas e convenções usadas (Windows e software Microsoft).

Mais informações aqui.

Comentários