Zune 4.7, o meu novo Media Player

Para todos aqueles que usam o PC para reproduzir música, esta semana trouxe consigo uma boa notícia: a versão 4.7 do software Zune (má notícia: são 550 MB!).
[Edit em 2019: o software já foi descontinuado mas pode ainda ser obtido aqui].

Ao contrário do que se poderá pensar, este software não se destina apenas aos que possuem o leitor de áudio portátil do mesmo nome. Tanto assim é que o Zune (hardware) não está disponível em Portugal mas o Zune 4.7 (software) está.

O software, como se pode ver pela imagem junta, é bem mais elegante do que o Windows Media Player embora eu, pessoalmente, até goste bastante do WMP. Mas depois de instalarmos o Zune, é como comparar a obra prima do mestre com a prima do mestre d'obras, como diria um amigo meu.

Além da nova interface, que lembra o que a Microsoft fez com o Windows Phone 7, existe total integração com a barra de programas do Windows 7 e um mini-leitor excelente, que fica bastante bem quando colocado junto das mini-aplicações do Vista/7 embora não seja de facto um gadget.

O programa pode ser instalado lado-a-lado com o WMP ou pode ser usado como substituto total, uma vez que é capaz de reproduzir música, vídeo e fotos, tal como o WMP.

Além disso, tem uma outra grande vantagem: enquanto o WMP 12 (a última versão do Windows Media Player) não está disponível como download separado para Windows XP, esta versão do Zune pode ser instalada em qualquer versão recente do Windows, ou seja XP, Vista e 7. No caso do Windows Vista/7, existe até uma versão de 64 bits.

Mais informação (em Inglês) aqui.

Comentários