Transição para a mobilidade elétrica: um processo irreversível *

 


Um comentário recorrente que encontro entre os seguidores da minha página sobre Mobilidade Elétrica no Facebook é a de que não vale a pena estarmos preocupados com os carros elétricos porque, no que diz respeito ao combate às alterações climáticas, há problemas maiores e mais urgentes a resolver.

Permitam-me que discorde, embora eu reconheça que as razões podem não ser as mais óbvias. Mas comecemos por essas, as mais evidentes: de acordo com a Agência Europeia do Ambiente, o transporte rodoviário constitui a maior proporção das emissões globais dos transportes – um total de 76% de todas as emissões de gases de efeito de estufa (GEE) provenientes dos transportes da EU (fonte: https://www.eea.europa.eu/en/analysis/indicators/greenhouse-gas-emissions-from-transport). Nos EUA, o transporte rodoviário (veículo pesados, ligeiros de mercadorias e passageiros) também constitui a maior fonte de emissões de GEE face ao conjunto das emissões provenientes do setor do transporte (fonte: https://www.statista.com/topics/6480/transport-emissions-in-the-us/).

Claro que, perante este cenário, podemos sempre encolher os ombros e pensar “não é por eu comprar um EV que vou resolver o que quer que seja”. Mas, pelo meu lado, prefiro estar do lado da solução do que do lado do problema.

Afastadas as dúvidas da importância de “atacar” o problema das emissões do transporte rodoviário com dados concretos, avancemos para uma área que é provavelmente até mais importante, embora não tão discutida: a importância do investimento em I&D em soluções de armazenamento, nomeadamente as baterias.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, o aumento das vendas de veículos elétricos tem estado a impulsionar a procura global de baterias, com o crescimento mais rápido em 2023 nos Estados Unidos e na Europa (fonte: https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2024/trends-in-electric-vehicle-batteries)

Isto é crucial, porque esta é uma peça importante da transição global de soluções de energia baseadas no petróleo, para soluções mais limpas: as duas principais soluções de produção renovável de energia, solar e eólica, apresentam desafios específicos (especialmente a solar, dado o ciclo de produção dia/noite) que pode ser mitigado e, em alguns casos, resolvido com o armazenamento de energia através de baterias.

Ora, é precisamente o enorme investimento em I&D a nível mundial que tem estado a ser realizado na tecnologia de baterias que resulta nos avanços em termos da relação preço/capacidade de armazenamento que permitem viabilizar estes cenários de utilização.

Os consumidores à procura do seu próximo automóvel poderão achar que a oferta crescente de EVs no mercado é algo que não lhes interessa. E estão no seu direito (embora os argumentos a favor da compra de um veículo a combustão sejam cada vez mais difíceis de justificar), mas o mesmo não se pode dizer da transição global para uma economia mais descarbonizada.

A verdade é esta: este é um processo irreversível: dois terços dos investimentos globais em tecnologias e infraestruturas de energia em 2024 serão de energia limpa (fonte https://www.iea.org/news/investment-in-clean-energy-this-year-is-set-to-be-twice-the-amount-going-to-fossil-fuels). E, direta e indiretamente, a transição para soluções de transporte baseadas na eletricidade é uma peça importante nessa equação.

* Publicado originalmente no Motor24

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