Microsoft Security Essentials: antivírus gratuito da Microsoft
já disponível para download

1 OK, pronto – é uma beta e não é oficial, mas também o que é que esperavam?

A verdade é que o site JCXP tem a história toda e links para download de versões de 32 e 64 bits, para Vista e XP (apenas 32 bits neste último caso) do que será chamado Windows Microsoft Security Essentials e até agora conhecido pelo nome de código “Morro”.

O melhor é ir lá rapidamente antes que eles sejam obrigados a retirar os links…

Edit: Pelo menos nesta versão, que não é a final, posso reportar que o produto funciona perfeitamente em Windows 7 e que, pelo contrário, não funciona no Windows Home Server...

Edit2: Aparentemente, esta beta será pública a partir do próximo dia 23. Já está online!

Edti3: … e a língua portuguesa é uma das contempladas nesta primeira fase – aparentemente devido aos elevados índices de “infecções virais” no Brasil.

Update: A beta já se encontra para download. Contudo, é preciso notar algumas coisas face à informação original. Uma delas é que o download é algo limitado, nomeadamente aos utilizadores dos EUA, Reino Unido, Israel, China e Brasil (além dos mercados “naturais”, de língua inglesa, os restantes países foram escolhidos pelo seu elevado índice de infecções).

Relativamente à versão portuguesa… Para já, não existe. O que existe é a possibilidade de os brasileiros terem acesso ao software, que está em inglês.

Quanto aos portugueses… Como obter o software? Se forem ao site oficial http://www.microsoft.com/security_essentials/market.aspx vão deparar-se com a mensagem de que o software “Não [está] disponível no seu país ou região”.

Para saltar por cima deste problema, deverá fazer o seguinte:

1. Criar uma conta no Hotmail ou Live Mail indicando, no registo, um endereço num dos países participantes (EUA, UK ou Brasil, por exemplo).

2. Depois, usar essa conta para se registar no Microsoft Connect (http://connect.microsoft.com/).

3. Depois de registado, procurar “Directório de conexão” (assumindo que usou um alias brasileiro) e adicionar ao Dashboard o Microsoft Security Essentials Beta.

4. Ir ao dashboard e, a partir daí, aceder aos downloads da beta que são os que já tinha indicado inicialmente: XP (apenas 32 bits) e Vista/7 (32 e 64 bits).

Update 2: Mais fácil ainda (enquanto o link estiver activo): http://www.softpedia.com/get/Antivirus/Microsoft-Security-Essentials.shtml.

Update 3: A versão em português do Brasil está também já disponível (24 de Julho).

Comentários